Qual é o impacto que a ansiedade causou na sua produtividade?
Então, realmente a ansiedade em excesso pode influenciar na sua produtividade.
A ansiedade em alguns momentos é sutil, mas o corpo, as emoções e os comportamentos demonstram os sintomas.
Diante de uma situação que desperta ansiedade ocorrem pensamentos acelerados, preocupações constantes, mal humor, aumento da irritabilidade, tristeza, insegurança sobre o presente e o futuro, assim como dores no corpo. Isso sem falar que algumas pessoas começam a apresentar alterações na alimentação (comer demais ou muito pouco) e no sono.
Você conhece alguém que paralisou o desenvolvimento de tarefas ou até mesmo atrasou entregas de coisas porque não estava com condições físicas e emocionais para executar, devido à ansiedade em excesso?
Pesquisas comprovam que o Brasil é um dos países mais ansioso do mundo. No ano passado, um estudo comprovou que mais de 43% das mulheres sofrem de ansiedade. Algumas empreendedoras estão sofrendo com o esgotamento emocional e preocupações, sejam elas diante dos fatores internos da empresa como também externo. O resultado do desconforto emocional impacta na perda da criatividade e produtividade, inclusive a motivação com o próprio negócio em alguns casos.
O transtorno de ansiedade não tratado pode impactar as a sua vida causando aumento do adoecimento, paralisando sonhos e inclusive afetando seus relacionamentos. No entanto, é possível aprender a lidar com a ansiedade para aumentar a produtividade.
A arte de empreender envolve coragem, ousadia, determinação, seguir os propósitos, assumir riscos entre outras ações. Porém, diante dos desafios cotidianos é natural que a empreendedora ou empreendedor sofra sim de ansiedade em alguns desafios, o problema é que a ansiedade em excesso acomete o desenvolvimento do cabeça da empresa, o(a) empresário(a) e pode sim influenciar negativamente a empresa.
Estamos no início do ano de 2024, tempo de rever planejamentos, metas, atitudes que vão impactar o desenvolvimento saudável da empresa para este ano. Convido você, prezada leitora ou prezado leitor admirável, a ousar olhar para dentro, ou seja, estimular o seu autoconhecimento para potencializar hábitos que ajudarão você a aprender a lidar com a ansiedade para aumentar a produtividade e consequentemente influenciar em sua empresa.
Para ajudar em suas reflexões deixarei algumas dicas para você:
1. Aprenda a monitorar os seus sentimentos e pensamentos, ou seja, saber identificar qual é o seu sentimento em cada situação é uma das premissas para ajudar a diminuir a ansiedade.
Procure responder as cinco perguntas:
I. Qual a situação ou problema que preocupa você?
II. Que sentimentos são despertados em você?
III. Que pensamentos surgem relacionados a isso?
IV. Quais as possíveis soluções?
V. Que atitude você pode ter agora?
Exemplo: Um empreendedor deseja ampliar seus serviços na rede social.
I. Qual a situação ou problema que preocupa você? = Divulgação da empresa nas mídias.
II. Que sentimentos são despertados em você? = Impotência, porque não tenho habilidade para fazer..... (pense em uma situação sua).
III. Que pensamentos surgem relacionados a isso? = Não sou bom o suficiente.
IV. Quais as possíveis soluções? = (a) Estudar as redes sociais; (b) Seguir pessoas referências no ramo; (c) Fazer parte de um grupo de empreendedoras para fortalecer redes de divulgação; (d) Contratar alguém experiente para ajudar.
V. Que atitude você pode ter agora? = organizar horários para verificar que redes de empreendedorismo pode entrar; começar a procurar um profissional de social mídia1. Organize seu planejamento de atividade, metas mensais e separe um tempo de qualidade para você.
Exemplos: autocuidado, atividade física, realizar uma atividade que lhe dê prazer etc.
2. Pratique técnicas de respiração no seu dia a dia.
Em uma crise de ansiedade ajudará você a lidar com o desconforto.
Exemplo: Dica do Dr. Drauzio Varella:
I. Sente-se com as costas eretas ou se deite;
II. Coloque as mãos sobre a barriga;
III. Respire devagar, aumentando a barriga, contando até cinco;
IV. Dê uma pausa de dois segundos;
V. Exale lentamente, contando até seis;
Pratique esse padrão de 10 a 20 minutos por dia.
3. Tenha meta claras e bem definidas para o planejamento do ano e estabeleça as micro metas para cada mês para você alcançar seus objetivos e aumentar sua produtividade. Aprenda a delegar as atividades possíveis.
4. Tenha meta claras e bem definidas para o planejamento do ano e estabeleça as micro metas para cada mês para você alcançar seus objetivos e aumentar sua produtividade. Aprenda a delegar as atividades possíveis.
5. Utilize ferramentas para aumentar sua produtividade: agenda eletrônica, aplicativo de gestão de tempo, organização financeira etc.
6. Cultive a prática do desenvolvimento do equilíbrio. Caso tenha dificuldade, invista em seu autoconhecimento através de uma psicoterapia.
Além de tudo que compartilhei, pela vivência pessoal e profissional como psicóloga entendo que o importante é permitir-se a aprender novos hábitos ou reaprender bons hábitos que se perderam com o tempo. A ansiedade faz parte do contexto do nosso século, há momentos que sentimos ansiedade em prol do novo, um lançamento de um produto ou serviço novo, é natural. O problema está no excesso, todos os dias somos bombardeados com várias informações, a tal correria, as multitarefas da mulher: trabalho, cuidados com a família, estudos, casa, relacionamentos, cuidado com pet etc. E diante das circunstâncias, acabamos esquecendo de cuidar de nós.
Visto que as mulheres apresentam o aumento dos sintomas de ansiedade, é necessário aprender, ou até mesmo reaprender a lidar com a ansiedade, envolvendo pequenas atitudes que contribuirão saudavelmente para o desenvolvimento emocional e a produtividade.
Eu, antes de ser a profissional Ana Paula Purcino Pellenz, sou humana e procuro aplicar essas dicas em minha vida. Houve mudanças significativas e a cada dia sou lapidada a desenvolver mais e mais novos hábitos que potencializam o meu bem-estar e a minha qualidade de vida.
Já como profissional da psicologia, ajudo vidas a amenizarem os sintomas de estresse e ansiedade, para potencializar a autoestima, autoconfiança, mais produtividade e a qualidade de vida e vejo o nascimento de novos hábitos saudáveis nas pessoas que são conectas com o meu trabalho seja através das conscientizações, atitudes, comportamentos e conquistas.
Ora, leitor(a), seu corpo tem a capacidade do desenvolvimento da neuroplasticidade, e através de atitudes saudáveis você estimula os hormônios de bem estar, como, por exemplo, dopamina e serotonina. É importante, sim, aprender a lidar com a ansiedade. Aqui coloquei apenas seis dicas, no entanto, aprender a lidar com a ansiedade é um conjunto de atitudes que precisam ser desenvolvidas. A produtividade pode estar relacionada com as emoções. Porém, a partir do momento que uma pessoa consegue desenvolver as capacidades cognitivas, sensoriais, físicas e relacionais em prol do autocuidado, ou seja, a prática do desenvolvimento das competências da inteligência emocional e habilidades sociais, com certeza potencializa a saúde e aumenta a produtividade no dia a dia e principalmente o fortalecimento do bem-estar.
Os problemas e desafios fazem parte do viver, o grande diferencial é saber lidar com assertividade. Eles também auxiliam a desenvolver novas habilidades. Como gosto de dizer: somos diamantes sendo lapidados a cada dia para iluminar bem-estar, saúde, desenvolvimento, o fluir abundante da saúde em todas as áreas. Então, recomendo a você investir tempo no seu desenvolvimento pessoal para melhorar sua qualidade de vida neste ano.
Enfim, conte-me quais são as reflexões que este texto despertou em você.
Desejo que você vivencie neste ano de 2024 um tempo de abundância no desenvolvimento de novos hábitos saudáveis, sabedoria, criatividade, esperança, saúde mental, saúde, fortalecimento de vínculos.
Qualquer dúvida, envie uma mensagem que responderei atenciosamente a você.
Referências:
3 formas de preservar a saúde mental de empreendedores, segundo a ciência | Empreendedorismo | PEGN (globo.com)
Quase metade das mulheres brasileiras sofrem de ansiedade ou depressão | Radioagência Nacional (ebc.com.br)
Comments