Quais são os fatores que impactam na perda da autoconfiança?
Quando perdemos a nossa essência tendemos a perder a confiança.
O que significa a palavra essência? Talvez essa seja a pergunta de alguém.
Segundo o dicionário Oxford Languages significa:
· aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo;
· ideia central, argumento principal;
· determinada qualidade em seu mais alto grau.
Como profissional da Psicologia, eu interpreto como sendo a identidade, singularidade, o que representa verdadeiramente uma pessoa.
A minha gargalhada é única, assim como a sua.
Ou seja, essência é transmitir ao mundo verdadeiramente quem é você, sem máscaras.
No entanto, as dores, palavras torpes, traumas, dores de abandono, frustrações, tristezas profundas, medos em excesso podem causar a perda da autoestima, do expressar da essência e da autoconfiança. Os fatores externos também influenciam. Por exemplo, no fim do mês para muitas pessoas é onde aumenta o dilema da perda da autoconfiança, por não ter todo recurso financeiro para quitar seus compromissos.
Quando perdemos a nossa essência tendemos a perder a confiança, e quando isso ocorre tendemos a entrar um ciclo repetitivo de desconfiança, gerando:
• Dúvidas;
• Descrença em si, nas pessoas e coisas;
• Aumento do nível de cortisol;
• Pensamentos acelerados;
• Sintomas de hipervigilância;
• Passividade;
• Desânimo;
• Pode influenciar no aumento da ansiedade e sintomas depressivos;
• Autossabotagem.
Ora, reconectar-se com sua autoconfiança é muito importante nesta era, neste século, a violência aumentou significativamente após a pandemia, problemas de racismo tem aumentado no mundo, no esporte e em todas as esferas da sociedade, bem como a violência contra a mulher, Síndrome de Burnout, desempregos, falências, dívidas, separações, divórcios, falecimentos repentinos, suicídios, doenças diversas, ansiedade, depressão em adultos, adolescentes e crianças. Famílias estão adoecendo.
Escrever este texto, é uma semente para inspirar você a resgatar sua autoconfiança. É possível mudar, mas isso exige uma postura de levantar-se em prol do novo, cultivar a esperança, posicionar-se para seguir.
ATENÇÃO: Desacreditar em si mesmo pode caminhar junto com a autossabotagem.
O ciclo da autossabotagem envolve medos excessivos, que gerarão aumento da angústia, ansiedade, a perda da vontade de executar alguma coisa, a perda das oportunidades, autocobrança, mágoas, sentimento de culpa, passividade, perda da esperança e da produtividade e outros problemas.
Sabemos que as dores, a autossabotagem e as crenças limitantes podem, sim, atrapalhar seu desenvolvimento pessoal, mas uma das formas para mudar o quadro é a mudança da mentalidade, saber quem é você e suas forças e habilidades pode fazer a diferença.
Olhe no espelho, pense o quanto você é importante e seu conhecimento pode impactar vida ou vidas. Há um conhecimento, uma atitude que pode impactar a vida de alguém.
O redescobrir da sua singularidade, seus talentos, habilidades potencializará mudanças e resgate da autoconfiança.
Pense agora em duas conquistas que você teve ao longo da sua vida. Às vezes esquecemos da nossa jornada de superação. Mas podemos ativar as memórias do nosso cérebro. As fotografias da jornada de superação e conquistas ao longo da vida até o presente momento, são uma das maneiras de estimular os hormônios de bem-estar.
De acordo com vários estudos sobre desenvolvimento humano, não podemos esquecer que as crenças limitantes podem influenciar consciente ou inconscientemente no ciclo da autossabotagem, gerando descrença em si. Por isso precisamos dar uma olhadinha nesta temática também.
As crenças podem ser centrais ou intermediárias. Segundo Beck (2013), as crenças centrais são compreensões fundamentais, absolutas e duradouras que a criança desenvolve a respeito de si, das outras pessoas e do mundo a partir da tentativa de extrair sentido de experiências significativas da sua infância. As crenças intermediárias são regras, atitudes e pressupostos que desenvolvemos com base nas nossas crenças centrais.
Há pessoas que tem apenas uma categoria de crenças, outras pessoas mais de uma, pois cada pessoa tem sua singularidade. As crenças limitantes, sejam elas centrais ou não, impactam o cotidiano, o dia a dia, seja na sua baixa autoestima, seus comportamentos, sua forma de se relacionar com as pessoas e sua vida financeira.
Veja algumas sutilezas de crenças limitantes no aspecto dinheiro.
Segundo o blog https://blog.acerto.com.br, algumas crenças limitantes sobre dinheiro são:
1. “Juntar dinheiro é coisa de gente rica”
2. “Não dá para ter dinheiro do jeito que o país está!”
3. “Dinheiro não traz felicidade!”
4. “Preciso ter muito dinheiro para começar a investir”
5. “Nasci pobre, vou morrer pobre”
6. “Ficou rico porque fez algo de errado”
7. “Eu não levo jeito com dinheiro”
Saber qual é a crença que rege sua vida é uma virada de chave!
Na jornada do autoconhecimento, investir em psicoterapia é importante para ajudar a identificar quais são suas crenças, dores que elas causaram em você para seguir em um processo de ressignificação em prol da organização emocional, tenha certeza de que impactará sua vida pessoal, financeira e demais áreas.
No meu canal do You Tube, fiz um podcast sobre crenças, caso queira aprofundar um pouquinho mais sobre a temática: https://youtu.be/wJPOWy_AXqc?si=U9qL-1O_n1To1iVm
Vamos, agora para um tempo de reflexões e atitudes.
• Quando você nasceu qual era o contexto financeiro dos seus pais?
• Qual é a relação dos seus pais com o dinheiro?
• Houve falências, conflitos financeiros em sua família?
• Qual é o padrão comportamental geracional (brigas, doenças, perdas, orfandade etc.)?
Essas questões irâo ajudar você a perceber se há crenças que são passadas de geração a geração em sua vida.
A conscientização é uma passo significativo na mudança de hábitos nocivos em prol do desenvolvimento de hábitos saudáveis.
No atendimento individual eu realizo um genograma de crenças que auxilia na jornada do meu trabalho, caso você queira aprofundar sobre a temática é só agendar sessões de psicoterapia comigo.
Outro ponto, importante para ser analisado é saber qual é a ferida emocional que rege sua vida.
Para a autora Lisa Bouberau existem cinco feridas emocionais que influenciam o desenvolvimento humano:
1. Rejeição.
2. Abandono.
3. Humilhação.
4. Traição.
5. Injustiça.
Hoje como profissional da área da saúde, entendo que as feridas também podem relacionar-se com as crenças limitantes e irão impactar seu desenvolvimento pessoal, relacional e financeiro.
Identificar a crenças limitantes e a(s) ferida(s) emocional(is) que rege(m) sua vida é necessário para uma mudança genuína de mentalidade e atitude e também influenciará na diminuição do transtorno de ansiedade, depressão e problemas de dívidas e má gestão financeira.
São várias reflexões, hein?
Se eu estivesse perto de você daria a mão a você e diria:
-Calma, você não está sozinho(a).
Atualmente, falo tudo isso pois diante da mudança que está acontecendo em minha vida pela ressignificação de crenças, quero contribuir com sua vida. Você pode, sim, posicionar-se e vivenciar uma metamorfose (mudanças significativas), aliviando os fardos pesados das dores em prol de uma jornada abundante de paz interior, novos aprendizados, permissão para impactar sua vida com mais autocompaixão, amor, longanimidade, temperança, sabedoria, criatividade, estratégias emocionais e financeiras inteligentes, fortalecimento de vínculos, novas posturas para lidar com os desafios de maneira menos estressante e menos ansiosa etc.
Pois bem, agora vamos começar um momento de autoacolhimento através da escrita, uma atitude terapêutica que soma com o bem-estar.
Pegue uma folha e responda:
· Quais emoções que sinto agora?
· Vem algum pensamento? Qual?
· Quais são as possibilidades para aliviar agora mesmo?
Em seguida:
1. Amassar a folha.
2. Abre e risque com a caneta.
3. Dê uma pausa respire fundo e solte o ar 3 vezes lentamente.
Depois olhe para a folha e pense: Eu não preciso carregar mais esse peso. Há possiblidades de mudanças.
Declare: 3 possiblidades de mudanças para você desenvolver em sua vida neste tempo.
Escreva em uma nova folha as possiblidades e logo depois, rasque aquela folha que amassou e riscou pensando nas atitudes que você vai executar para alcançar as mudanças.
Ao terminar de rasgar a folha coloque uma música que transmite alegria, paz, bem-estar e cante, caso queira dance ou movimente seu corpo.
Lembre-se:
Há um fardo que é leve e suave para sua vida.
Permita-se a vivenciar uma renovação da sua mente e atitudes.
Há um bálsamo para sua vida.
Um novo revoar para você desfrutar das bençãos, dádivas, conquistas emocionais, física, relacional e financeira e mudança de uma mentalidade próspera em todas as áreas do seu viver.
Dê passos de ousadia, você não precisa ficar na passividade, movimente-se , sua atitude levará a um novo ReligarSer, um novo regenerar de hábitos saudáveis.
Declare para você, seja olhando no espelho ou não:
Sou um diamante sendo lapidado a cada dia.Posso sim viver o superabundante de bençãos em todas as áreas da minha vida.
Você pode renascer:
Lembre-se sempre:
Permita-se acreditar que você pode realizar e reaprender a se amar.
• Todas as dores podem ser ressignificadas.
• É necessária uma jornada de amor, compaixão.
A sua escolha e atitude que definirão sua jornada.
A jornada em prol do ReligarSer envolve:
· Investir tempo de qualidade em sua jornada de autoconhecimento.
· Mudanças de hábitos, com persistência, pois sem mudança de atitude nada muda.
· Autoperdão, ou seja, liberar perdão a si mesmo(a), por desculpas, autocobranças etc.
· Fechar ciclos não resolvidos (inclusive na vida financeira), trazendo novos hábitos e posturas em sua vida.
· Deixar de cobrar dos outros as falhas do passado.
· Posicionar-se como protagonista.
· Fazer novas demarcações na organização emocional e financeira.
· Trocar crenças limitantes por crenças de capacidade.
Você pode aprender novos hábitos, a neurociência comprova a questão da neuroplasticidade.
Com base no quadro abaixo retirado da internet, complete as frases:
Eu tenho...
Exemplo: eu tenho conhecimentos que ajudarão a buscar profissionais que podem ajudar nas mudanças saudáveis.
Eu faço ...
Exemplo: faço um bom planejamento das minhas metas.
Eu sou ...
Exemplo: Sou capaz de aprender novos hábitos, serei firme na minha jornada. Sou responsável pelas minhas escolhas.
Outro ponto importante:
Treine seu cérebro a novas evidências;
· Cultive amor-próprio: ex. dizer não às vezes é uma forma de autorrespeito.
· Cultive o acolhimento: perceba suas limitações, peça ajuda, não ande sozinho(a), busque sua rede de apoio.
· Cultive atitudes que impactam atitudes práticas: verbalize o que sente, quanto está com as pessoas evite o celular, dar atenção plena para cada momento, pois pode não voltar.
· Ressignifique as palavras que feriram você: seja ousado(a) para renunciar o lixo jogado por outra pessoa em você e comece a mudar as frases quando seus pensamentos lembram das palavras torpes. Exemplos: Se você ouviu que não é capaz de ...... Comece a escrever em seu celular ou agenda a frase sou capaz de ...... e quando vierem os pensamentos, leia, ou deixe gravadas as palavras e declare para você mesmo(a) e faça a diferença com atitudes práticas que potencializem suas capacidades.
· Cultive a honra: faça um mimo, visite alguém ou escreva um bilhete ou declare gratidão às pessoas que impactaram sua vida com ações boas, seja seus pais, avós, tios, primos, amigos, chefe etc.
· Cultive atitude de honestidade consigo mesmo(a): saber seus limites, ser autêntica no que faz.
· Cultive a autoconfiança e a confiança em pessoas que verdadeiramente somam com você.
· Cultive julgamento justo:, diminua os julgamentos que você faz das pessoas e coisas, procure apreciar as ações positivas das pessoas.
Nossa, falei muito!
Espero que todo o texto tenha ajudado você não só a refletir, mas a tomar uma postura diferente.
Saiba que todo resultado será em prol do seu bem-estar, elevação da autoestima, autoconfiança, prosperidade, melhora nos relacionamentos com a família, no trabalho etc.
Caso precise de ajuda, invista em sessões psicoterapêuticas para te ajudar, só agendar comigo. Mas, sua atitude diante de tudo que leu é que impactará sua vida no presente momento e no seu futuro.
Eu vejo a mudança em mim e a cada dia estou sendo lapidada mais para somar em vidas, seja como profissional da Psicologia ou como esposa, filha, amiga, mulher, em todas as atividades que desenvolvo.
Conte-me como este texto contribuiu para sua vida e qualquer dúvida entre em contato.
Pense e aja!
Até logo
Psicóloga Ana Paula Purcino Pellenz
CRP 8/15629
@anapaulappellenzpsi
#organizaçãofinanceira#saúdeemocional#saúdefinanceira#mentalidadepróspera
#psicologiaonline# terapia
Kommentare