top of page

Você sabe o que é ansiedade?

Muitos estudos descrevem que a ansiedade, é normal, é um sentimento, é algo que nos protege de possíveis perigos, por exemplo: Se preparar para uma prova. Mas quando os sintomas aumentam, e se tornam exagerados, corresponde à patologia ou patologias (doenças).


* Você já teve a sensação, que estava perdendo o controle? E que seus pensamentos não iam embora?

- Já ficou pensando: “E se eu não for eles não vão mais gostar de mim!”. “Tenho que ajudar, vai que eles não falam mais comigo!”

“Todo mundo gosta de mim, se eu não ajudar, eles vão falar que sou chata”, (Medo da reprovação).“Será que semana que vem, vai dar certo? E senão der, o que eu faço?”. E se, e se...... são constantes!


Na maioria das vezes, esses pensamentos fazem o seu coração, ficar mais acelerado, sentindo um aperto no peito- angústia, a respiração fica mais rápida, inquietação, insônia, apetite desregulado, medos a todo tempo, com pensamentos de preocupações e a duração é curta. Ás vezes a pessoa não tem consciência, que está sofrendo por ansiedade, e acaba sofrendo demais, seja no futuro, ou no passado.


Esses: Pensamentos, comportamentos, emoções e reações do corpo, são frequentes no consultório, sendo sintomas ansiosos, que as pessoas ficam relembrando, planejando o futuro, sofrendo por antecipação, sem saber, se irá acontecer tudo aquilo, ou fica preso no passado. Quando os sinais/sintomas, ansiosos forem exagerados, que trazem um grande sofrimento para a vida da pessoa, e a duração é maior, busque ajuda profissional.


A pessoa não vivencia o presente, não aproveita os momentos. Todos nós sentimos ansiedade e é normal, é uma forma de preservar nossa vida, ou seja, uma proteção.

Por exemplo: Se a pessoa não ficar ansiosa, ela não vai se preparar, para a entrevista de emprego, concurso, ou para passar em uma faculdade. Vai ficar bem tranquila, exemplo: E vai chegar à prova, e grandes chances, de ser reprovado (a), e possível pensamento: “Eu sabia que não conseguir, bem que meu pai, ou mãe ou colega, me disseram”. Vai acreditar nesse pensamento, como se fosse verdadeiro, e nem vai questionar. É ai, que se formam os pensamentos distorcidos da realidade, e cria ou fortalece suas crenças negativas, (o que a pessoa acredita que ela, outro, ou mundo representa), se tornando cada vez mais rígida. Intensificando a ansiedade, e causando uma ou mais doenças. Como o: Transtorno do pânico, transtorno de ansiedade generalizada, fobia social etc...


A ansiedade fica bem exagerada, e os pensamentos, comportamentos e emoções, sentimentos e reações fisiológicas também. Quando houver esses sintomas, intensificados como: Suas relações são afetadas: familiar, amorosa e profissional, dores no peito, preocupações constantes, falta de ar, respiração rápida, diarreia, dificuldade de concentração, insônia etc. Busque uma ajuda médica, para descartar a diabete, ou outras doenças, caso não for, maior chance de ser ansiedade patológica, e se for: Busque uma ajuda psicológica, tem casos que precisam de medicamentos, com o psiquiatra, para você se sentir melhor, lidando com ansiedade. Você é muito importante também. SEJA O SEU VALOR!


Referências



Por Franciéli A. Cesarin

CRP 06/143511

www.instagram.com/francielicesarinpsi


bottom of page