top of page

A importância de olhar para dentro: autocuidado

Exercitar a mente e o corpo, por mais chato que pareça às vezes, é necessário e uma excelente forma de autocuidado!

Marianna Moreno


O que é o autocuidado? É a capacidade de cuidar de si, olhando para dentro e fora de você mesmo e aprendendo a viver de forma mais leve. É um ato de amor próprio que envolve o pensar e o agir durante o seu dia, ou seja, poder ocupar-se de si. O autocuidado exerce a função de promover a nossa saúde emocional e mental melhorando a qualidade de vida e o bem-estar próprio e do ambiente. Quando cuidamos do nosso corpo e mente, trazemos a motivação e autoestima e, dessa forma, somos capazes de lidar com os obstáculos diários.


Você já parou para pensar que muitas vezes queremos que o dia tivesse 48 horas ou até mais? A nossa correria é tão grande que as 24 horas do dia são muito poucas para tantas atividades a serem executadas naquele dia, temos que dar conta da casa, filhos, trabalho e amigos.


Convido você neste momento para parar e separar um tempinho durante o dia para cuidar si, a fim de regular o próprio funcionamento trazendo benefícios e propósitos que contribuem para um estilo de vida saudável. Estes minutinhos podem ser transformadores na sua vida.

Realizar o seu autocuidado só depende de você. Faça a sua rotina tirando momentos que te levem ao prazer corporal e mental, pense em ações práticas para o autocuidado, não precisa de coisas grandiosas, você pode, por exemplo, beber água, praticar uma atividade física, ter uma boa noite de sono, cuidar da alimentação, ler um bom livro, assistir um filme, descansar um pouco, pensar positivo e procurar dar boas risadas, coloque sua criatividade em ação para liberar o hormônio do prazer em sua vida.


Ter ações como o autocuidado é um processo de amadurecimento, portanto passe a posicionar e encarar as situações que envolvem a tomada de decisões como uma forma de refletir o seu estado de maturidade ajudando você e o outro. O autocuidado é cultivar você a olhar para si mesma, naqueles momentos de frustração e também na calmaria. É claro você precisa ser comprometida consigo para ter este olhar e se permitir ser feliz.





bottom of page