top of page

Uma reflexão de Ana




Essa foto foi tirada no primeiro dia de imersão em Brainspotting - Cristiane Ramos na Pousada Betânia Curitiba.

Foi a primeira atividade que fizemos. Senti até vontade de ficar descalça.

Porém, naquele local fiquei observando as árvores, como altura, estrutura, longevidade e a singularidade de cada árvore... também a vida naquele local! Admirei ver o sol iluminando aquele ambiente.

No entanto, ao abraçar uma árvore fui surpreendida com uma aranha. Que sensação ruim, tive vontade de gritar. Foi tão rápido e não gritei, mas despertou algumas reflexões que quero trazer aqui hoje.

  • Quando estamos estimulando a vida, outras pessoas querem estar perto de nós (no caso da árvore foi aranha), porém a medida que eu caminhava eu vi espécies diferentes de cogumelos, ao redor, vi também abelhas e borboletas, as quais aproximaram de mim. Além disso, estava lá o sol iluminando.... Uma linda experiência!


  • Cada um de nós transmite a vida através da singularidade. Você é única (o) tem características especiais. Você já parou para observar o som da sua voz? Seu jeitinho especial de andar? São pequenos detalhes que expressam sua singularidade, mas se não houvesse outras árvores nesta foto não seria desta forma, ou seja, quando permitimos que outras pessoas se aproximem de nós, temos a oportunidade de relacionar, expressar a vida, contribuímos com novas reflexões, percepções etc.

Vale ressaltar: reconheço que a dor da rejeição, traição, frustração e trauma causa o afastamento das pessoas, inclusive percebo a dificuldade em confiar. No meu ponto de vista, o aumento da ansiedade e sintomas depressivos está relacionado a perda da confiança nos outros.

Aproveitando, o momento você confia nas pessoas?

Não sei qual será sua resposta, mas se você não confia, busque urgente ajuda de um profissional da psicologia, porque você pode apresentar feridas emocionais e poderá até influenciar negativamente causando doenças em você.

Por exemplo: aumento da irritabilidade, perda da própria confiança, dificuldade de vivenciar novas oportunidades, vergonha, mágoas, entre outras.

Entretanto, como falei antes, havia sol iluminando aquele ambiente, ou seja, você pode decidir que a luz da atitude para aliviar as suas feridas possa tocar seu ser. É possível aprender novos hábitos, inclusive aprender a se amar, reaprender a relacionar com outro e haverá momentos que somente você poderá decidir aliviar o peso e buscar auxílio para ressignificar sua dor ou continuar atrofiando na arte de viver.

Pense com carinho! Busque ajuda! A psicoterapia é uma das ferramentas que contribuirá para o seu bem-estar.

Enfim, desejo vida, viver a você!

Abraços!



Ana Paula P.Pellenz

CRP 8/15629

bottom of page