10 dicas para estimular o cuidado emocional

O mês de janeiro foi caracterizado para falar sobre a Saúde mental. Somos gratos a todas as informações que foram expressas nas mídias, TV e movimentos que os profissionais da saúde realizaram.


Entretanto, hoje quero compartilhar algumas dicas para você cuidar da saúde mental o ano todo.

Com a Pandemia houve o aumento do adoecimento, algumas pessoas não percebem ou não admitem que não estão bem, porém, cuidar da saúde emocional exige romper paradigmas e permitir-se ao novo.

Deixo aqui as dicas para estimular o cuidado emocional:


✨ Reconheça que temos áreas dentro de nós para ser lapidadas.

✨Permita-se olhar para dentro, pois o processo de ressignificação possibilitará durante o ano de 2022 mudanças significativas e saudáveis.

✨Busque ajuda adequada para cuidar da saúde emocional. Exemplo: Psicólogo.

✨Aprenda expressar seus sentimentos com assertividade.

✨Estimule a inteligência emocional em todo tempo.

✨Seja persistente em busca de suas metas.

✨Reconheça que tem vulnerabilidades, e que ninguém é perfeito. Precisamos mostrar às pessoas as quais confiamos as nossas vulnerabilidades.

✨Disciplina para não assumir mais responsabilidades que pode.

✨Inove a cada dia! Todos os problemas e desafios podem ser olhados de maneiras diferentes.

✨Acolha as dores e libere-se dos ressentimentos para o novo fluir

Enfim, teria mais dicas para falar, entretanto acredito que essas sejam importantes, pois quando iniciamos a prática do autocuidado temos a possiblidade de reaprender novas formas de se ver, ocorre o amadurecimento e assim, amenizará sintomas de ansiedade, stress, para potencializar a autoestima, autoconfiança, a prática da inteligência emocional e o fortalecimento de vínculos.

Pois precisamos nos relacionar com os outros, pois ninguém vive só, e o relacionar com o desenvolvimento da prática do cuidado com a saúde emocional potencializará desenvolvimentos saudáveis de dentro para fora.