A influência de um trauma não ressignificado

Você já parou para pensar qual é a influência de um trauma não ressignificado na vida de uma pessoa?

Um trauma pode paralisar sonhos, distanciar o relacionamento, aumentar os pensamentos tóxicos, alterar a imunidade do organismo, inclusive algumas pessoas sentem-se mais rígidas, em outras pode causar doenças variáveis na vida de alguém.

Por que falar de trauma neste momento?


Porque a humanidade está traumatizada.

Podemos ver que com a Pandemia houve o aumento significativo da ansiedade, sintomas depressivos, aumento do uso de drogas (infelizmente). O medo tem invadido as pessoas, os conflitos aumentando as crises de existências e a violência também atingindo o ser humano.

Falar de trauma é falar de uma dor delicada, que invade cada pessoa de uma maneira diferente. Porém, precisamos olhar para isso, para levar os remédios necessários para ressignificar, resgatar a esperança e a vontade de viver, mas principalmente a reaprendizagem do viver.


Saibam, as dores fazem parte do viver. Eu sei, é muito desconfortável viver triste, além de que a tristeza em excesso gera a perda da energia do viver.


Eu quero te ajudar a resgatar a esperança, estimular novas aprendizagens para você viver em novidade de vida.

Mas antes de aprofundar sobre as novas ações, precisamos nos conscientizar sobre os efeitos negativos do trauma.


O trauma faz com que as pessoas percam a voz, ou seja, perdem sua essência.

As pessoas começam a viver o ciclo de sobrevivência, um viver no ciclo automático, sem apreciar os pequenos detalhes do viver. Também ficam mais agitadas, e a ansiedade chega de maneira sutil. Algumas pessoas sentem-se inseguras, pensamentos tóxicos invadem o ser, como “eu não consigo, eu não quero, é difícil, perdi a vontade de ...”, e problemas surgem no corpo.

Quantas pessoas estão doentes devido a influência negativa das emoções?

Somos trino: temos um corpo, alma e espírito. Os desconfortos não resolvidos podem influenciar, sim, o seu desenvolvimento.


Você sabia que algumas pessoas apresentam alteração no sono, no apetite, na digestão, tem problemas cardiovasculares, aumento da irritabilidade ou até mesmo a hiperatividade pode estar relacionado a crises existenciais?


Portanto, vejam o quanto as dores dos traumas não resolvidos matam a sua essência.


No próximo artigo falarei mais sobre isso!