Buscar

Arte de Mudar

Já se passaram mais de 40 dias no novo ano de 2020.

Iniciamos este ano com várias expectativas, sonhos, pactos de não querer repetir o que fizemos de errado no passado, novas metas, planejamento de novas ações.

As mudanças fazem parte de nossas vidas! Iniciam com o encontro entre espermatozoide e óvulo o qual se estendem pela vida, com os processos que envolvem aspectos emocionais, familiares, corporais e socioculturais. Quem diria que um espermatozoide evoluiria tanto!

Quem viveu na década de 40 imaginaria que hoje teríamos a possibilidade de conversar com as pessoas através de vídeos, mensagens instantâneas etc.? Quantas evoluções já vivemos. Inclusive em nossa genealogia, superações, quedas, reaprendizagens e conexões com várias etnias - a beleza da diversidade.

Nesse contexto de tantas mudanças que vivemos, principalmente com a evolução da tecnologia, somos conectados a tantas coisas: a conquista do bem-estar, a correria do ativismo, a necessidade de sermos aprovados constantemente. Aprendemos que precisamos de muitas coisas para viver bem, porém há momentos em que acaba sendo até em excesso, vivemos falando que não temos tempo. O que já está sendo assustador é que o dia passa tão correndo que nem percebemos.

Já estamos quase na metade do mês de fevereiro o grande desafio é: como desenvolver a mudança que sonhamos para realizar nossos sonhos sem carregar hábitos que nos prejudicaram ao longo dos anos. Mudar é uma arte. Estamos a cada dia aprendendo.

Precisamos romper as crenças limitantes causadas pelos medos, traumas e decepções, muitas vezes representadas por frases como:

- Não consigo.

- É difícil para mim mudar.

- Tenho medo do novo.

- Não tem jeito para mim.

Precisamos dar um basta!

Não é fácil reconhecer que para conquistarmos alguns sonhos precisamos ter disciplina para prosseguir, romper os comportamentos que nos prejudicaram e seguir ao novo, construindo uma nova tela, ao enfrentar o novo. Entretanto, é necessário queremos viver coisas novas e conquistarmos bem-estar, sucesso espiritual, emocional, familiar, profissional em todas as áreas. É preciso tomar uma atitude.

Dados tem comprovado que o Brasil está em 11º lugar como país ansioso. E a depressão está aumentando a cada dia em todas as idades.

A arte de mudar inclusive refere-se ao cuidado com a saúde mental. Pequenas atitudes podem mudar toda nossa vida para reaprender a viver com bem-estar.

Talvez, sua pergunta seja: Como, Ana, vou aprender a fazer coisas novas se mudar é tão difícil?

Algumas atitudes importantes são:

1. Pare de ver a vida somente de uma forma destrutiva.

2. Comece a aprender a se permitir para o novo aprendizado:

• Conhecer mais sobre você: cite 5 características positivas em você.

• Quais foram as situações que ao longo de sua vida marcaram com superações e bem-estar?

• Aprecie os seus pontos positivos.

• Aprenda a dizer não quando for necessário.

3. Tome uma atitude para romper com as dores do passado: você não é museu para viver do passado. Vivo está e pode sim aprender coisas novas e até mesmo viver coisas extraordinárias de amor e bem-estar.

4. Às vezes precisamos reconhecer que precisamos de ajuda para romper ciclos que geram desconfortos em nossas vidas: para viver coisas novas busque auxílio de um psicoterapeuta para somar na sua trajetória. A psicoterapia visa a conquista do bem-estar, todo ser humano quer ser bem sucedido em todas as áreas e, às vezes, as pessoas têm toda capacidade, mas suas emoções podem paralisá-las e a psicoterapia pode auxiliar a desenvolver o autoconhecimento.

5. Permitir a si mesmo para viver o novo: saiba que leva 21 dias para termos consciência de um novo comportamento e 100 dias para gerarmos um hábito. Mas temos a tendência de desenvolver o ciclo da autossabotagem: começar e parar, diante dos nossos medos, inseguranças e traumas. É tempo de romper paradigmas. Eu sei que não é fácil, a cada dia, ou melhor, a cada fase, estou rompendo paradigmas. Hoje, escrever para vocês é um dos meus rompimentos, desde a escola ouvia que não era boa, minhas redações sempre eram ruins etc. Não tive alguém que me auxiliasse e acreditei que eu era um fracasso, que não era boa. É um processo superar as mentiras que são enxotadas em nossa mente. Se compararmos nosso cérebro com um computador, fica como um drive que diante de alguma diversidade vem o vírus dos pensamentos negativos que tenta paralisar.

6. Saiba que quando o medo é acionado em nossas vidas, aumenta os pensamentos negativos e a ansiedade, sobe a pressão arterial e pode até gerar outras doenças. Vejam como é importante romper paradigmas que paralisam nossas vidas, para viver melhor. Eu sou fruto de mudanças e você também pode mudar, acredite.

7. Quando investimos em autoconhecimento, descobrimos novas habilidades, desenvolvemos nosso potencial. Você sabe quais são suas habilidades? Caso não saiba, descubra e desenvolva seu potencial. Nosso potencial está dentro de nós é preciso externalizá-lo para o mundo, ou seja, quando olhamos dentro mudamos fora e assim somos lapidados a cada instante como um diamante que vai brilhando, ou seja a cada atitude nova é um novo brilho seu.

8. Tente, faça. Um pintor, para pintar uma tela, precisa a cada dia investir em uma ação. Você é o pintor da sua história, tente executar novas ações. Olhe para o seu projeto de vida deste ano e identifique as metas de curto, médio e longo prazo e estabeleça ações para cada etapa. Celebre a cada conquista, isso potencializará os hormônios de bem-estar.

9. Comunique ao mundo seu propósito e sua missão de vida. Estou aprendendo nessa nova fase a importância de comunicar quem sou e o que faço, muitas pessoas ao meu redor não sabiam muitas das atividades que desenvolvo e estudo. A cada dia estou dando este passo: comunicar, expressar. É treino.

10. Pare de fazer comparações, quando ficamos comparando com o outro deixamos de desenvolver. É melhor feito do que perfeito.

11. Cada pessoa é única e isso é uma grande verdade. O grande desafio é não deixar que a procrastinação contamine seu ser.

12. Desenvolva o hábito de pequenas atitudes a cada dia. Exemplos:

• Coloque o despertador com um som que proporcione bem-estar para você. Esta atitude potencializa

os hormônios de bem-estar.

• Separe alguns momentos, nem que seja 5 minutos, para celebrar você neste dia que está iniciando.

• Separe tempo para meditar, orar, fazer uma leitura matinal etc., para conectar-se.

• Organize um planejamento semanal e diário de suas atividades para você desenvolver sem estresse.

• Evite o trânsito nos horários de maior fluxo, caso não tenha como, coloque em seu carro ou no

celular músicas, estudos que contribuem para seu desenvolvimento.

• Tenha uma alimentação saudável, diminua o açúcar.

• Trate o que tem te irritado, angustiado etc.

• Cuide de sua saúde, Faça atividade física.

• Perdoe a si mesmo.

• Celebre suas conquistas diárias.

13. Ame-se.

14. Prossiga e viva a cada dia.

Siga na conquista de seus sonhos e alvos. Cada passo que der é uma mudança, e pequenas mudanças unidas transformam-se em grandes mudanças.

Enfim, quando desenvolvemos ações de mudanças dentro de nós podemos até auxiliar vidas ao nosso redor a mudar também. Porém, a verdadeira mudança inicia em nós, não podemos ficar cobrando a mudança que esperamos no outro sem começar em nós mesmos. É um processo, entretanto é possível. Somos designados neste universo para viver boas coisas nesta terra, inclusive no meio da adversidade, porque a vida tem suas mazelas, dificuldades. O grande desafio é viver e superar. Estudos comprovam a importância da resiliência e desenvolvemos a neuroplasticidade. Dados tem destacado tantos adoecimentos, violência, doenças etc. Assim sendo, precisamos olhar para possibilidades de mudanças que podemos desenvolver para viver a cada dia. Estamos vivos e é possível, sim, aprender coisas novas. Dê um passo, tome atitude e siga. O mundo maravilhoso pode estar dentro de nós quando descobrimos verdadeiramente quem somos e o nosso propósito neste universo. Assim, será mais fácil para enfrentar a desilusão real de tantas dificuldades do mundo físico. Pois, ao olhar para dentro de nós, teremos melhores ferramentas para enfrentar com êxito cada vivência e situação deste novo século.


0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020 por Fabricio Vieira Pellenz