top of page

O transtorno de Depressão


Você sabe por que a depressão está aumentando?


Em primeiro lugar, nos últimos anos a humanidade mudou, aprimorou-se com novos conhecimentos, aconteceram mudanças cognitivas, sociais e culturais, resultando em conquistas e prejuízos. O que é normal.


O viver representa desafios que vão proporcionar bem-estar e outros que vão causar dores, prejuízos etc. Mas a cada dia somos lapidados para brilhar mais e temos a possiblidade de reaprender coisas novas para o prosseguir.


Algumas razões para a depressão estar aumentando são:

- O aumento da dor, seja através da violência ou traumas.

- As multitarefas diárias (quantas mulheres são “mulheres maravilha” e não conseguem separar um tempo para si? ou têm dificuldade de delegar?).

- Perda do sentido da vida: pessoas deixaram de apreciar o viver e algumas pessoas acabaram vivendo o ciclo automático.

- Conceito de Ter x Ser: algumas pessoas importam com o ter tal coisa, conquistar tal coisa etc. E acabem esquecendo da sua essência (quem são), ficando mais focadas no ter alguma coisa para satisfazer sua “felicidade” com bens e esquecem verdadeiramente o que alegra sua vida, ou seja, seu ser.

- Perda da confiança: pode estar relacionada a um conjunto de fatores, sendo eles devido aos traumas ou frustrações vivenciadas, porque se importam com o que as pessoas falam e esquecem de olhar dentro de si (suas habilidades, competências, intuições etc.).

- Vivemos o ciclo da ostentação: muitas pessoas acabam se endividando porque adquirem coisas além dos seus recursos e depois ficam preocupadas com as questões financeiras, aumentando a irritabilidade e consequentemente influenciando nos sintomas depressivos.

- Distanciamento: algumas pessoas se distanciaram de outras devido às mágoas, ressentimentos e outras porque perderam a vontade de relacionar-se.

- Pais não tem tempo para filhos: muitos pais, com as melhores intenções, buscam aumentar os recursos financeiros para oferecer aos seus filhos as melhores escolas, os melhores cursos, mas alguns momentos deixam de estar presentes com tempo de qualidade, brincar, orientar, conversar, divertir com seus filhos e o tempo vai passando.

- Dor do abandono: algumas mulheres foram abandonadas pelos seus parceiros e sentem-se só; filhos(a) que se sentem só porque não são compreendidos.


Vale ressaltar: estes fatores podem sim causar alterações no humor, cansaço constante, alterações alimentares, perda da vontade de viver, perda da esperança e, consequentemente, o aumento dos conflitos causando paralisações, problemas cardiovasculares, doenças e depressão. Cuide-se!

Cada vez que escrevo sobre o Transtorno de Depressão, menciono dicas práticas para ajudar as pessoas com depressão através da psicoeducação.


Lembre-se olhe para dentro de si, você é uma joia preciosa que está sendo lapidada a cada dia para brilhar, reveja a lista e identifique quais os fatores que estão em excesso em sua vida e busque auxílio de uma equipe multidisciplinar para somar em sua vida, inclusive ajuda psicoterápica, para auxiliar a ressignificar a sua história.

A depressão está se tornando a doença mais comum do mundo, afetando crianças e adultos.



Vivemos a era onde a humanidade tem dificuldade em ser autêntica. O anseio de serem aceitas no meio social, exige muitos sacrifícios para algumas pessoas, que acabam esquecendo de si, deixando de lado o seu verdadeiro eu para refletir o que o meio quer.


A anulação de si está causando muitas doenças inclusive fortalecendo os sintomas depressivos. O adoecimento emocional somatiza no corpo também pode influenciar no aumento do stress, problemas no trabalho assim, como nas relações interpessoais.


Que tal, abastecer de vitaminas proporcionam o bem-estar emocional, físico e relacional?

O ser humano precisa de vitaminas que refletem o bem-estar emocional, como por exemplo: alegria, expressão dos sentimentos, ter paz e esperança. Há muitas vitaminas, porém, precisamos colocá-las em prática.


No processo psicoterápico pode auxiliar você a descobrir as vitaminas que seu organismo esteja precisando. Inclusive a potencializar as suas vitaminas.


Permita-se, olhar para dentro para reconectar com a arte de viver.

As vitaminas corretas podem fortalecer seu organismo físico, e as vitaminas emocionais como por exemplo amor, paz, autoconfiança, coragem, entusiasmo e outras vão te ajudar a vencer a depressão no canal do youtube: Olhe dentro mude fora você pode aprofundar com conteúdo práticos para te abastecer com novas posturas e comportamentos.





A cada dia somos lapidados para brilhar mais e as vitaminas para emoções vão contribuir para o seu desenvolvimento da saúde emocional, ou seja, com pequenas atitudes para amenizar o aumento da ansiedade, o isolamento social neste tempo de Pandemia.


Saiba:

Nosso cérebro tem a capacidade de desenvolver novas aprendizagens a cada minuto. Isso é comprovado pela neurociência através do conceito da neuroplasticidade.


Segundo o neurocientista e professor da Universidade da California, Michael Merzenich, nosso cérebro é uma máquina. Em uma entrevista para a Revista Exame, publicada em 29 de abril de 2016, ele afirmou:

“Quando trabalhamos para aprimorar uma habilidade, ocorre uma mudança na ‘fiação cerebral’ (nas sinapses ou conexões neuronais), ou seja, são selecionadas as conexões que dão suporte ao comportamento ou à habilidade que estamos desenvolvendo.

Assim como quando exército meu corpo obtenho uma série de benefícios e altero a regulação de uma série de processos bioquímicos, quando exército meu cérebro altero todo o seu funcionamento, seu suprimento de sangue e de energia, bem como a força de suas operações.” 1


Concordo plenamente com ele e com outros neurocientistas: é possível, sim, mudar. Aprendo a cada dia que mudar é um processo de treino diário.


Na semana passada recebi algumas mensagens de pacientes e compartilho com você uma das frases recebidas: “Ana, muito obrigada. Você me despertou novamente para vida.”


Cada mensagem ou áudio que recebo confirma que a psicoterapia pode sim auxiliar vidas a reaprender a viver.


A psicoterapia auxilia as pessoas a: desenvolver conhecimentos, habilidades e competências; aprender a ver a vida e as pessoas de forma diferente; resolver problemas; refletir sobre si; gerar empatia; fortalecer a autoestima.



O momento psicoterápico exige que você separe tempo para olhar para si representa sementes que são lançadas a vidas para gerar motivação, alegria, paz, frutos de bem-estar que refletirão no seu desenvolvimento biopsicossocial.


A psicoterapia contribui para potencializar o ser humano e a sociedade.

E para você quais são as contribuições da psicoterapia?


Portanto, a dica de hoje é permita-se neste ano, cuidar da sua saúde emocional e faça psicoterapia te ajudar a ressignificar a depressão e você escrever um novo capítulo em sua história de amor-próprio, saúde mental, desenvolvimento profissional, conquistando sonhos e principalmente reaprendendo a viver.


Cada dia temos a oportunidade de dar passos de mudanças. Pais, vocês são espelho para o seu filho(a). Quando você estiver se abastecendo das vitaminas para as emoções, te auxiliará a diminuir a irritabilidade, o estresse, o desânimo. Você terá condições para fortalecer os vínculos afetivos com seu filho(a), além de ajudar a criança ou adolescente a melhorar também.


Enfim, abasteça de vitaminas que vão contribuir para o seu desenvolvimento e de sua família também.

Ah, se você gostou compartilhe com alguém e deixe seus comentários.


Até logo.

Abraços ,





Referência Bibliográfica

bottom of page