Por que fazer terapia?

“Não busque a felicidade fora, mas sim dentro de você, caso contrário nunca a encontrará.”

Vivemos a era onde a humanidade tem dificuldade em ser autêntica. O anseio de serem aceitas no meio social, exige muitos sacrifícios para algumas pessoas, que acabam esquecendo de si, deixando de lado o seu verdadeiro eu para refletir o que o meio quer.

A anulação de si está causando muitas doenças. O adoecimento emocional somatiza no corpo e em todas as esferas.

Segundo dados da revista Veja, mais de 20% da população mundial é afetada pelos transtornos de somatização, sendo mais comum e com sintomas mais severos nas mulheres. De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, em 2030 a depressão deverá se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

A violência está aumentando, crianças e adolescentes estão vulneráveis em todas as classes, houve o aumento da dificuldade de aprendizagem, entre outros problemas.

Desenvolver a autoestima é significativo nos dias de hoje. A intervenção necessita ocorrer em todos os públicos de todas as faixas etárias. Trabalhar com a autoestima significa fortalecer a visão de si e desenvolver as suas habilidades, tanto físicas, quanto emocionais.

Nesse contexto, revela-se a importância de fazer psicoterapia: todo ser humano precisa, entretanto, em nossa sociedade ainda tem pessoas que têm resistência de olhar para si, devido a vários fatores: medo, absorção de crenças limitantes populares (“psicoterapia é para louco”, “é só para ricos”, “psicoterapia é só conversas”). A grande verdade é que a psicoterapia possibilita a mudança de comportamento para conquistar o bem-estar.

O trabalho psicoterápico envolve atividades que mexem com a autoconfiança, autoafirmação, autoimagem, eu-ideal e o conceito de si. A autoestima faz parte da qualidade de vida. Várias teorias apontam a sua importância para o ser humano.

Estudos, apontam que o indivíduo e a sociedade não estão separados, sendo um produto do outro. Portanto, a forma com que o ser humano se relaciona consigo mesmo irá refletir no meio.

Será que o aumento da violência no meio, não está mostrando o quanto o homem tem sido violentado emocionalmente?

O ser humano necessita de vitaminas, vitamina A, B, C, D, entre outras que proporcionam o bem-estar físico. Vale ressaltar que precisamos dar a importância também para as vitaminas que refletem o bem-estar emocional, como por exemplo: alegria, expressão dos sentimentos, ter paz e esperança. Há muitas vitaminas, porém, precisamos colocá-las em prática.

A psicoterapia auxilia as pessoas a: desenvolver conhecimentos, habilidades e competências; aprender a ver a vida e as pessoas de forma diferente; resolver problemas; refletir sobre si; gerar empatia; fortalecer a autoestima.

Enfim, separar tempo para olhar para si representa sementes que são lançadas à vidas para gerar motivação, alegria, paz, frutos de bem-estar que refletirão no seu desenvolvimento biopsicosocial.

A psicoterapia contribui para potencializar o ser humano e a sociedade.